Cratera foi aberta no começo do ano e causou a interdição de mais de dez residências na época
A Concessionária CCR RioSP iniciou nesta sexta-feira (17) o conserto definitivo da cratera gerada por um desabamento no km 214 da Rodovia Presidente Dutra, no trecho que passa por Cumbica, ocorrido em janeiro deste ano.
Segundo a concessionária, as obras só foram possíveis agora após a conclusão dos estudos técnicos, dos projetos executivos e obtenções de autorizações necessárias.
A obra deve ser executada em quatro etapas diferentes e a previsão de conclusão e liberação do tráfego é para dezembro.
Na primeira etapa será feita a execução de contenção provisória, com reforço de fundação da pista. Na sequência, a Concessionária fará o reforço de solo, com execução de colunas para melhorar as características do terreno.
“Por fim, as equipes de obras e engenharia farão a contenção em solo reforçado, além de realizar o reaterro da região afetada, a recomposição da drenagem, uma nova pavimentação, a construção de passeios (calçada), de guarda corpos e a implantação de uma nova sinalização. A concessionária orienta o motorista a respeitar a sinalização implantada nos trechos em obras e o limite de velocidade ao trafegar por esses locais”, informou a concessionária.
De acordo com a concessionária, o desabamento em janeiro foi causado pelas fortes chuvas que caíram na região naquela época. Durante o ocorrido, mais de dez casas acabaram interditadas pela Defesa Civil e um cachorro, com vida, foi encontrado entre os escombros.