Concessionária terá missão de levar o trem até Bonsucesso
O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira (28), na sede da Bolsa de Valores, a B3, o primeiro de uma série de leilões de concessão previstos para 2025. A concessionária Comporte Participações S.A venceu o Lote Alto Tietê e será responsável pela expansão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com desconto de 2,57%.
A nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que ligam a região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à zona leste, e Guarulhos à capital paulista. A empresa irá construir novas estações em Guarulhos até Bonsucesso.
O investimento previsto do contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos. O contrato deverá ser assinado até o final do primeiro semestre deste ano. O governador destacou a expansão do transporte sobre trilhos no estado.
“São Paulo merece, pois cresceu às margens das ferrorivas. É hora de dar tração a elas novamente. Quando falamos das expansões, falamos da interligação da rede do sistema metroferroviário”, afirmou.
Logo após o resultado, o diretor da Comporte, José Efraim Neves, celebrou a vitória no certame.
“A Comporte está feliz por conquistar essa concessão. Estamos otimistas e agradecemos ao Governo do Estado e à União pelo apoio que tivemos”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), também destacou o investimento do certame.
“Para região do Alto Tietê e da Zona Leste, (esse investimento) é fundamental para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores, estudantes e famílias que necessitam do transporte de massa”, disse.