Reunião aconteceu no plenário da Casa Municipal
A CEI (Comissão Especial de Inquérito) dos Aterros, da Câmara de Guarulhos, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (2), no plenário da Casa, com a missão de ouvir representantes da Prefeitura e da Cetesb. O órgão faz a investigação de falhas em aterros sanitários no município, em especial, nas fiscalizações.
Os vereadores Júnior Caiçara, presidente da CEI, Luís da Sede (PSD), Danilo Gomes (Republicanos), Gilvan Passos (PSD), Joseval Queiroz (PL), Rômulo Ornelas (PT), Alemão do Transporte (DC) e Edmilson (PSOL) receberam como convidados servidores das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, da Guarda Civil Municipal Ambiental e da Cetesb, órgão estadual, durante as atividades no evento.
“A fiscalização é insuficiente. Os representantes dos órgãos públicos contaram 97 fiscais para fazer esta vistoria na cidade toda é insuficiente para identificar o que é aterro, o que é obra de terraplanagem”, analisou Caiçara.
A próxima reunião com os vereadores da CEI continua na próxima sexta-feira (4), às 10h, no plenário da Câmara, para dar continuidade aos trabalhos.
Na reunião ficou evidente que o poder público tem dificuldade em fiscalizar os aterros sanitários. Muitas empresas recebem o alvará para a execução de serviços de terraplenagem, porém os lugares acabam virando aterro, a partir de uma série de irregularidades. Então, de acordo com os representantes, a Prefeitura consegue perceber o problema, é feita a autuação, mas isso nem sempre é possível. Segundo os vereadores, seria preciso, entre outras medidas, o aumento no número de fiscais.