fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Circo guarulhense participa de evento cultural que acontece em junho na Argentina

Foto: Ellen Marambio
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Ramon Marambio, sócio do Circo Marambio, fará parte da comitiva brasileira do MICA 2023, importante iniciativa de fomento ao setor

O Circo Marambio, conhecido por seus espetáculos clássicos de arte circense em Guarulhos, participa do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA) 2023, que acontece de 1º a 4 de junho, no Centro Cultural Kirchnerna, em Buenos Aires, na Argentina.

Ramon Marambio, um dos sócios do circo guarulhense, foi selecionado pelo Ministério da Cultura como empreendedor cultural no evento que promove o intercâmbio cultural entre países da América Latina, reunindo artistas, produtores e agentes culturais com o objetivo de estimular a colaboração e a internacionalização das indústrias criativas. 

Pela primeira vez, a seleção para a comitiva da 7ª edição do MICA 2023 foi realizada de forma pública pelo Ministério da Cultura (MinC), permitindo a participação de realizadores culturais em rodadas de negócios e atividades formativas internacionais.  

O Ministério da Cultura selecionou 90 empreendedores das cinco regiões do país, recebendo mais de 1,2 mil inscrições, divididos em nove áreas culturais distintas, sendo elas: Audiovisual, Circo, Dança, Design, Editorial, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música e Teatro. Ramon concorreu com empreendedores circenses de todo o Brasil e está entre os cinco selecionados. 

Os irmãos Ramon e Paulo Marambio são a quarta geração de artistas circenses. Nascidos e criados em circo, passaram a residir em São Paulo na década de 90 e, em 2002, decidiram formar uma trupe para trabalhar em espaços alternativos às lonas de circos. 

“Estou muito feliz por ter sido selecionado para participar deste evento, e estou cheio de expectativas. Espero ter a oportunidade de conversar com grandes artistas, produtores e companhias de teatro de várias partes do mundo, buscando estabelecer um possível intercâmbio e trazê-los para o nosso circo e poderão se apresentar aqui na cidade de Guarulhos com espetáculos inéditos”, disse Ramon Marambio.

Em Guarulhos, o Circo Marambio realizou o festival Maromomi em 2021, que por meio de apresentações de artistas de Guarulhos e sob o contexto dos povos originários, os Maromomis, o festival foi uma oportunidade para levar programação diversificada, via transmissão on-line, período de restrições a presença de público presencial por conta da pandemia de Covid-19, os artistas seguiram normas de segurança e gravaram descentralizando a oferta cultural e contemplando moradores e artistas com espetáculos ricos em repertório e qualidade.

O Circo Marambio representa um dos principais expoentes do circo tradicional na cidade de Guarulhos. Sua seleção para participar do MICA 2023 é um reconhecimento ao trabalho artístico de qualidade e à contribuição cultural que o circo tem oferecido à região. 

A presença do Circo Marambio nesse evento será uma oportunidade única para fortalecer os laços culturais, além de divulgar o talento e a tradição circense brasileira no cenário internacional e representatividade para a cidade de Guarulhos. 

Com a expectativa de encontros, negociações e aprendizado, Ramon Marambio e os demais integrantes da comitiva brasileira embarcarão para Buenos Aires no próximo mês, levando consigo o espírito artístico e a paixão pelo circo que caracterizam o trabalho do Circo Marambio.  

Os irmãos esperam que essa participação seja apenas o início de novas oportunidades e parcerias no mundo das artes circenses para o grupo, a região sudeste do Brasil e a cidade de Guarulhos. 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM