fbpx
PUBLICIDADE

Cidade vacina mais de mil pessoas por dia e taxa de imunizados supera novos casos

Vacina covid-19
Foto: Eurico Cruz
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Desde o dia da primeira vacina, 16.766 pessoas foram imunizadas; número de novos casos durante o período foi de 4.422

Desde que a primeira pessoa foi vacinada em Guarulhos com dose da coronavac contra a covid-19, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech, mais de mil pessoas têm sido imunizadas por dia na cidade, número superior ao de novas contaminações por dia, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde Municipal.

A vacinação em Guarulhos foi iniciada no dia 20 de janeiro, com um técnico de enfermagem no HMU, 16.766 foram vacinadas durante os 16 dias de campanha realizados na cidade, com foco em profissionais de saúde e indígenas. Em média, aproximadamente 1.047 pessoas são vacinadas por dia na cidade.

O número de pessoas vacinadas já supera o número de novas contaminações. No dia 20 de janeiro, a cidade contava com 39.160 casos confirmados da doença na cidade desde o início da pandemia, número que chegou a 43.582 casos nesta quinta-feira (4).

Durante estes dias, 4.422 pessoas foram contaminadas, uma média de aproximadamente 276 novos casos. Isso significa que o número de pessoas vacinadas supera o de novas contaminações em 771 vacinados.

Guarulhos ainda não tem a capacidade ideal de vacinação por falta da quantidade de vacinas, lembrando que são necessárias duas doses. Com uma população aproximada de 1,4 milhão, são necessárias quase 2,8 milhões de doses de vacina.

As vacinas que chegam para as cidade são distribuídas pelo Governo do Estado depois de serem repassadas pelo Governo Federal.

Guarulhos recebeu um primeiro lote de 13.680 doses de coronavac. Depois 10.520 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Um novo lote de 12.940 doses de coronavac foi entregue nesta semana. Ao todo, são 37.140 doses.

No caso da coronavac, a Prefeitura optou por reservar metade do lote para uma segunda dose, que deve ser aplicada 21 dias após a primeira. Já no caso do imunizante de Oxford a aplicação deve ocorrer em até três meses, portanto, é possível vacinar e ter um maior tempo de espera pela segunda dose.

Na próxima segunda-feira (8), a Prefeitura afirmou que iniciará a campanha de imunização dos idosos acima de 90 anos.

Entre as expectativas da gestão municipal para aumentar sua taxa de vacinação está a compra de vacinas Sputnik V, que pode começar a ser produzida em breve em Guarulhos, por meio da fábrica Inovat, da União Química.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta quinta-feira (04/02/2021): 

Taxa de cura – 94,27% 

Taxa de letalidade – 4,36% 

Total de recuperados – 41.083

Casos confirmados – 43.582

Total de óbitos – 1.899 confirmados e 14 em investigação 

Doses contra a Covid-19 aplicadas até 12 horas: 16.766

Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos: 72,9%

Taxa de ocupação de leitos de enfermaria em hospitais públicos de Guarulhos: 52,9%

Taxa de ocupação de UTIs da Grande São Paulo:  66,7%*

(disponibilidade conforme sistema Cross)

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM