PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cidade fecha novembro com 5,6 mil novos empregos e alcança saldo anual positivo

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE

No balanço de 2020, Guarulhos registra um saldo positivo de 860 postos de trabalho abertos

Embora a pandemia tenha fechado lojas, comércios e outros estabelecimentos, o que gera um aumento do desemprego, a cidade de Guarulhos já dá sinais de uma boa recuperação e fechou o mês de novembro com 5,6 mil novos postos de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (23).

Em novembro, a cidade teve 14.441 admissões contra 8.813 desligamentos, o que significa um saldo positivo de 5.628 pessoas empregadas. É o segundo melhor saldo de criação de vagas no ano, atrás apenas de outubro, quando ocorreram 5.868 admissões a mais que demissões no mês.

O pior mês na cidade continua sendo abril, quando o balanço divulgado apontou que mais 11.229 guarulhenses teriam de procurar emprego novamente.

Em entrevista ao programa GRU Diário Notícias, o diretor do Ciesp de Guarulhos, Maurício Colin, afirmou que no começo da pandemia as empresas se assustaram com a pandemia gerada pelo novo coronavírus e começaram a demitir sem esperar as ações do governo federal.

“As ações do governo para quem esperou, vou dar um exemplo prático, a nossa empresa Daicast, nós demitimos menos de 20% do quadro na época. Nós esperamos as ações do governo, nos aproveitamos dela para fazer a manutenção de empregos e segurar”, explicou Colin.

Uma das medidas para evitar o desemprego gerado pela pandemia foi a Medida Provisória 936/2020, que garantia o pagamento, pelo governo federal, de uma parte do seguro-desemprego por até 60 dias ao trabalhador com contrato suspenso ou por até 90 dias se o salário e a jornada forem reduzidos. 

De acordo com Colin, o nível de emprego na cidade deve fechar similar ao de 2019, mas com uma boa perspectiva para 2021.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM