fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cia Truks realiza espetáculo dinâmico com alunos de escola municipal de Guarulhos

Cia Truks
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Alunos serão incentivados a investigarem casos de acidentes de trânsito em um modelo de escape room

A Companhia Truks realizará uma atividade inédita com alunos da EPG Glorinha Pimentel, no Jardim Castanha, nos quais os alunos participaram de uma atividade dinâmica (uma espécie de escape room) no qual os alunos terão de resolver mistérios relacionados a acidentes de trânsito.

Com 20 anos de trajetória premiada, referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, o grupo de Henrique Sitchin inova ao criar um espetáculo interativo para jovens, o FIQUE VIVO. O novo espetáculo mescla linguagem teatral em salas de aula para estudantes da Rede Pública, entre 14 e 18 anos.

No evento que acontece no dia 1º de junho, três atores fazem o papel de investigadores de polícia carrancudos e trazem a notícia de três mortes sem aparente explicação. São três vítimas de acidentes fatais de trânsito. Os policiais estão frente a frente com os alunos e lançam um desafio:

“Ou vocês esclarecem o que está acontecendo aqui na escola ou vai todo mundo para a delegacia. Enquanto isso, todos ficam presos aqui. Vocês tem um tempo para resolver esses enigmas senão o bicho vai pegar!”

Os personagens do jogo/espetáculo dividem a turma em três grupos. Cada um dos grupos terá a tarefa de investigar cada um dos casos, e cada etapa cumprida do jogo revelará novas informações sobre os fatos ocorridos.

“Estamos avançados nos ensaios e acredito que vai dar certo”, espera o diretor, ressaltando que pretende que seu jogo de escapada tenha cara de teatro. Ao final se revelará o motivo comum a todos os casos: são todos frutos de desobediência ou negligência com questões do trânsito. Após a experiência, os três atores farão um pequeno debate sobre questões relacionadas à segurança no trânsito e um jogo de improvisação com os alunos.

Como pano de fundo tem a questão do trânsito. O texto apresenta casos fictícios ocorridos no trânsito, como o da menina que aceita carona de um rapaz bêbado para voltar da festa. Outra história enfoca o cara que não usa capacete e não faz a manutenção na moto caindo aos pedaços. Uma terceira trama aborda o motorista que anda a 150 km por hora na estrada.

“Acredito que, com este formato pedagógico, estamos chegando mais perto dos adolescentes do que com uma palestra para adolescentes, onde o adulto vira meme. Temos nas mãos um instrumento muito bacana, o jogo-teatro, para falar de assuntos muito importantes para o jovem, que dizem respeito à própria vida”, conclui Henrique.

O projeto está sendo viabilizado com patrocínio da Yamaha e da Arteris. Após cada sessão os atores realizam uma dinâmica pedagógica com os estudantes, com o objetivo de reforçar os conceitos fundamentais para a segurança no trânsito.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM