PF aprendeu 30 quilos de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos nos últimos dias
A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, apreendeu 30 quilos de drogas entre os dias 6 e 7 de maio, em ação conjunta com a Receita Federal, cristais de metanfetamina e cocaína com passageiros de voos internacionais. Quadro passageiros foram presos e irão responder por tráfico internacional de entorpecentes.
O caso que mais chamou a atenção foi a prisão de uma mulher na fila do check-in de voo para Doha, no Catar. Os policiais sentiram forte odor químico que exalava de sua mala. A suspeita foi abordada e conduzida para revista das bagagens. Dentro de sua mala foram encontrados, ocultos nas embalagens de camisas sociais, 20 volumes contendo 10 Kg de cocaína. A suspeita, sul-africana, foi presa. A prisão aconteceu na sexta-feira (6).
No mesmo dia, um passageiro, que desembarcou de voo procedente do México, foi abordado por servidores da Receita Federal para inspeção das bagagens, com o auxílio do aparelho de raio-x. Por meio das imagens geradas pelo aparelho, foi verificada substância oculta nas estruturas de uma mala. Após serem retirados os volumes ocultos, foi constatado que seu conteúdo era semelhante a cristais de metanfetamina.
Conduzido à PF e após a realização dos exames periciais, o suspeito, nacional do México, recebeu voz de prisão por transportar mais de cinco quilos de metanfetamina.
Policiais federais, acionados por funcionários que fiscalizam, por meio dos aparelhos de raio-x, as bagagens despachadas, em razão de suspeita sobre o conteúdo de uma mala, localizaram seu proprietário, um homem, nacional do Paraguai, e o conduziram para acompanhar, na presença de testemunhas, a revista em seus pertences.
Dentro da mala foram encontradas duas jaquetas contendo uma substância pastosa composta por cocaína e, nas laterais da mala, uma espécie de borracha contendo a mesma droga. O suspeito pretendia levar os quase seis quilos de cocaína (peso bruto), para as Ilhas Seychelles.
Em outra ação, uma mulher, nacional da Namíbia, que tentou embarcar para Joanesburgo, na África do Sul, levando mais de sete quilos de cocaína, ocultos nas capas de 15 livros, foi presa pelos policiais federais quando se preparava para realizar o check-in.