O Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos completa nesta segunda-feira (27) um mês de funcionamento com mais de 9 mil pessoas atendidas. O estabelecimento atende cerca de 300 pacientes por dia.
O complexo, onde também está instalado o hospital de campanha, realiza a triagem de pessoas com suspeita de covid-19, tanto no sistema drive-thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, quanto para pedestres, das 7h às 19h.
Além de desafogar as unidades de saúde para que elas possam atender as outras enfermidades, o hospital de campanha também evita a contaminação dos pacientes que procuram os serviços da rede por pessoas infectadas pela covid-19.
Sem contar a agilidade na assistência, que já fez a diferença para muita gente, inclusive para um morador da capital paulista que, depois de peregrinar por vários hospitais de São Paulo, só conseguiu atendimento em Guarulhos.
Caso apresentem alteração de temperatura e outros sintomas, são encaminhadas à triagem médica, onde os pacientes são classificados por cores: a branca significa que está liberado para casa; a azul, apresenta algum sintoma, mas não necessita de internação; amarela, ficará em observação para a coleta de exames; e a vermelha, deverá ser encaminhado imediatamente para o leito de UTI, sendo submetido à tomografia.
Localizada ao lado do Clube Cecap, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos, a unidade ocupa uma área de 5 mil m², com 3 mil m² de área construída, incluindo tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias.
Já o hospital de campanha, que fica no mesmo complexo, funciona 24 horas por dia e conta com 70 leitos, sendo 14 de emergência com apoio de respiradores (UTI) para casos mais graves. Nesta segunda-feira 25 pacientes estão internados no local, sendo que destes oito estão na UTI e outros seis tiveram alta.