Cidade alcançou maior número de infecções desde 2020
A Secretaria Municipal de Saúde informa que Guarulhos registrou 1.062 casos confirmados de dengue em 2022, uma média de três ocorrências por dia. O número supera em 4% o montante contabilizado no ano anterior, quando ocorreram 1.022 infecções.
Nos últimos cinco anos, apenas em 2019 houve maior incidência da doença, com 6.224 casos. A dengue é causada pelo mosquito aedes aegypti, que também transmite o zika vírus e a chikungunya.
Para combater a proliferação da dengue, a secretaria informou que são realizadas medidas de promoção à saúde e prevenção às arboviroses de rotina como as atividades de bloqueio de criadouros, intensificação de visitas a imóveis, visitas em pontos estratégicos, imóveis especiais e obras, além do bloqueio de nebulização que é uma ação complementar ao bloqueio mecânico de criadouros.
Quando a Prefeitura percebe uma área com maior propagação de casos, são realizadas atividades de bloqueio mecânico de criadouros e nebulização, com foco em eliminar os criadouros.
A pasta informa ainda que as demais atividades, como a intensificação de visitas à imóveis, pontos estratégicos, imóveis especiais e obras, visam eliminar mecanicamente os criadouros junto à população ou proprietário dos estabelecimentos, além de orientações de como manter o local livre de potenciais criadouros, assim livre dos mosquitos.