PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Casarão da Nossa História abre no Centro de Guarulhos

Inauguração do Casarão de Guarulhos
Foto: Diego Frois/PMG
Compartilhe

PUBLICIDADE

Equipamento se encontra na esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro, no centro de Guarulhos

Foi realizado pela Prefeitura o lançamento oficial do Centro Municipal de Educação Casarão da Nossa História, no Centro de Guarulhos, na tarde de terça-feira (22). Com nova restauração e modernização. Se trata do conhecido casarão da rua Sete de Setembro, que estava fechado há mais de duas décadas.

“Tivemos a preocupação em dar vida a um equipamento que era sinônimo de abandono, de entregar esse grande centro para a Educação da nossa cidade, um equipamento que a partir de hoje ficará aberto à população e vai reviver a história de Guarulhos para que as pessoas possam vir e imaginar como era o município nos tempos passados”, falou o prefeito Lucas Sanches (PL), contente com a inauguração de um dos mais icônicos prédios tombados do município, agora finalizado.

A gestão do ex-prefeito Guti (PSD) chegou a inaugurar o espaço em dezembro, sem que este estivesse concluído. Agora, a visitação para o público é permitida – gratuitamente – de segunda a sexta das 9h às 20h, e aos sábados das 9h às 16h. Informações sobre agendamentos de grupos ou escolas podem ser solicitadas pelo e-mail dgee@educacao.guarulhos.sp.gov.br.

O local exibe maquetes de imóveis históricos de Guarulhos, criadas pelo jornalista Roberto Faria, de imagens do fotógrafo Massami Kishi em acervo que dialoga com diferentes perspectivas históricas, e como se deu todo o processo de restauro e modernização. Atualmente o Casarão possui estrutura tecnológica, que permitirá uma imersão em todas as etapas e materiais disponíveis no espaço.

 
“Estamos muito satisfeitos com a entrega de um equipamento para a educação e a história de Guarulhos. É uma honra fazer parte do governo do prefeito Lucas Sanches, que tem a atitude de entregar obras 100% concluídas, o que demonstra valorização dos patrimônios históricos e respeito aos munícipes”, afirmou o secretário de Educação Silvio Rodrigues, responsável por tornar o equipamento um centro de formação para educadores e visitação para alunos e munícipes.

Foram realizadas adequações e um longo e minucioso processo de arranjo. Construído em 1925 e tombado nos anos 2000, o imóvel é um modelo da arquitetura eclética típica das primeiras décadas do século XX, que se dividi ao longo de três pavimentos: inferior, térreo e superior. No piso térreo da casa estão os espaços Guarulhos Contemporânea, Sala de Exposição Itinerante, Sala da Memória e Sala Histórica. O piso superior também está separado em quatro espaços: História da Educação em Guarulhos, Nossos Bairros, Sala de Formação e Brinquedoteca.

Enquanto no piso inferior, onde há o porão, foi desagregado em três partes: Pré-história e História Natural de Guarulhos, Guarulhos Histórica e História do Casarão, espaço que traz aspectos da construção, do processo de restauro, de memórias e momentos afetivos, além da trajetória do imóvel, que no passado serviu como morada da família do ex-prefeito José Maurício de Oliveira Sobrinho.

O Casarão se encontra na esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro, no Centro de Guarulhos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE