fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carreta itinerante para coleta de sangue incentiva doação em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Doações serão feitas por agendamento no WhatsApp

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue, o que representa 1,6% do total da população, quando o número ideal seria 5%. Neste momento de pandemia a situação está ainda pior. As medidas de isolamento social e o medo que as pessoas têm de contrair o vírus fizeram com que os estoques de bancos de sangue de vários Estados despencassem.

O fato é muito preocupante, pois em casos graves de Covid-19, por exemplo, o paciente pode ter complicações que o levam a precisar de transfusão. A urgência em aumentar os estoques de sangue uniu mais uma vez a Roche e a organização sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a rede de supermercados DIA Brasil e o Hemocentro São Lucas, para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da Grande São Paulo até o final de julho.

O objetivo é incentivar as pessoas e melhorar os estoques dos hemocentros por meio de doações feitas de forma segura para todos e mais cômoda para o doador.

Doar com Segurança

Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecem com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro é realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por Covid-19.

As cadeiras para coleta ficam a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico. Todos, funcionários e doadores, devem estar de máscara.

O lanche após a doação é oferecido na parte de fora da unidade móvel, que é frequentemente higienizada. O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação. Em relação ao coronavírus não podem doar pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo.

Quem teve contato com pessoas infectadas deve aguardar 14 dias para fazer a doação. Já quem foi curado da doença deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte o link.

Serviço

O agendamento para doação de sangue na carreta itinerante deve ser feito pelo WhatsApp: (11) 95897-1046, das 8h às 20h, também aos finais de semana. O horário de coleta é entre 8h e 16h, sendo que o último cadastro será realizado às 14h.
Agenda

Confira os locais e datas da carreta de doação de sangue aberta ao público:

– Supermercado DIA Guarulhos (Av. Otavio Braga de Mesquita, 4660), 06 a 08 de julho

– Truckvan Guarulhos (Estr. Velha Guarulhos-Arujá, 950 – Bonsucesso), 10 de julho

– Prefeitura de Arujá (R. Rodrigues Alves, 51 – Jardim Albino Neves, Arujá), 13 a 17 de julho

– Supermercado DIA (Av. São Miguel, 6663), 20 a 22 de julho

– Supermercado DIA (loja a confirmar), 23 e 24 de julho

– Supermercado DIA Francisco Morato (Rua Vinte e Um de Março, 350, bairro Belém Estação), 27 a 29 de julho

– Supermercado DIA Santo André (loja a confirmar), 30 e 31 de julho

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM