fbpx
PUBLICIDADE

Carreta da Mamografia chega a Guarulhos em 11 de junho

carreta da Mamografia - câncer de mama
Foto: Reprodução/Facebook
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Serviço incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama e oferta exame para mulheres a partir dos 35 anos

Durante o mês de junho, às Carretas da Mamografia, do Programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, percorrerão oito municípios, entre os quais, Guarulhos. O serviço oferece exames gratuitos para diagnóstico de câncer de mama.

Em Guarulhos, a carreta ficará de 11 a 22 de junho, na Alameda dos Lírios, 145, no Parque Cecap. O serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância do exame na detecção precoce do câncer de mama, a iniciativa do Governo de São Paulo, realiza o atendimento sem necessidade de agendamento, para mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, mediante apresentação do RG, cartão do SUS e um pedido médico. Para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos, é necessário apresentar apenas RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram realizados mais de 6 mil exames. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas. Aos sábados, o horário é das 8h às 12h, com atendimento de até 25 mulheres. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada.

Sobre o exame

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, ligado à Secretaria, localizado na capital paulista, que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

As carretas contam com a equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, agentes administrativos e supervisor de unidade. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

Mulheres de Peito

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM