Taxa de imunização no Estado de São Paulo não chegou a 50% até agora
A Prefeitura de Guarulhos, em atendimento a uma orientação do Governo do Estado de São Paulo, prorrogou a campanha de imunização contra o vírus da influenza, causador da gripe, até 14 de julho. A decisão acontece por causa da baixa taxa imunização de 43,41% no território paulista.
A vacina segue disponibilizada para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de idade, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, com exceção da Morros, que está em reforma.
As UBS de Guarulhos funcionam das 8h às 17h (com vacinação até as 16h), com exceção das unidades que têm horário estendido: Flor da Montanha (até as 20h), Vila Galvão, Tranquilidade e Paraventi (até as 19h), com encerramento da vacinação uma hora antes do fechamento das UBS.
O vírus
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão e responsável por elevadas taxas de hospitalização em todo o Brasil. Dentre as variantes, influenza A e B são as principais causadoras de epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por grandes pandemias. Dentre os subtipos do vírus influenza A, atualmente o H1N1 e o H3N2 são os que circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
A Secretaria da Saúde alerta para os principais sintomas da gripe, que são febre, tosse, dor na garganta, no corpo e na cabeça. Em caso de suspeita o munícipe deve se dirigir a um dos serviços de pronto atendimento de Guarulhos, cujos endereços podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/servicos-de-pronto-atendimento-e-upas.
Já os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados no link.