fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Câmara Municipal aprova mudança no transporte público

Foto: Vera Jursys/CMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Micreiros passam a trabalhar diretamente para as empresas de ônibus

Em sessões extraordinárias nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que reorganiza o sistema de transporte público em Guarulhos. O texto muda a Lei do Bilhete Único, com a exclusão de licitação de micreiros para atuar em bairros distantes. Na prática, esses profissionais poderão ser contratados diretamente pelas empresas de ônibus.

A galeria do Legislativo recebeu micreiros favoráveis e contrários à proposta. O vereador Romildo Santos, líder do PSD na Câmara, defendeu que o projeto vai garantir o trabalho para os profissionais. Ele disse que a categoria entrou em crise por calote cometido pela Prefeitura em 2015 e 2016, quando a gestão era do ex-prefeito Sebastião Almeida, à época no PT.

“Se as empresas de ônibus têm oito anos de contrato, eles (micreiros) também têm (o mesmo período). Eles sofrem com 120% de aumento do diesel e 700 ruas de terra na cidade. Os micreiros foram criados para as ruas estreitas na periferia e para irem aos terminais”, avaliou.

A oposição reclamou bastante do projeto. Os vereadores aprovaram emendas para manter o tempo de duas horas do Bilhete Único e retiraram item do projeto que restringia a gratuidade para idosos apenas para aposentados com até três salários mínimos e pensionistas com dois salários mínimos.

O vereador Edmilson Souza (Psol) defendeu emenda para incluir o sistema alimentador de transporte, que exigiria nova licitação para os micreiros, mas o texto foi rejeitado pela maioria.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM