Prefeito pode aceitar a decisão dos vereadores ou recorrer ao Judiciário
Na primeira sessão ordinária com autorização do retorno presencial do público, a Câmara Municipal de Guarulhos derrubou, na tarde desta segunda-feira (9), o veto do prefeito de Guarulhos, Guti (PSD) ao projeto de lei que proíbe bicicletas na pista de caminhada do Bosque Maia.
Dos 34 vereadores, 20 foram favoráveis à manutenção do texto, de autoria do vereador Laércio Sandes (União Brasil), que tinha sido aprovado pelo Legislativo em agosto do ano passado.
Apenas Janete Pietá (PT) e Lucas Sanches (PP) votaram pela manutenção do veto e, consequentemente, a permissão de circulação de bicicletas no Bosque Maia.
Sandes argumentou que os ciclistas causam perigo aos pedestres, em especial às famílias. “Não podemos ter essa convivência por disputa no mesmo espaço”, comentou
Já Janete alegou que os ciclistas possuem poucos locais para a prática esportiva em Guarulhos e não seria justo a retirada de mais uma opção. “O ciclismo na cidade clama por políticas públicas”, disse.
Com a derrubada do veto, Guti pode aceitar a posição da Câmara e instituir a proibição ou recorrer ao Judiciário com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin).