Investigação foi aberta após ações do 4º Distrito Policial de Guarulhos
Os vereadores de Arujá aprovaram, na noite de hoje (15), a abertura de Comissão Processante contra o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) e o vice Márcio de Oliveira (Republicanos). Será elaborado um relatório sobre o envolvimento dos dois nos escândalos investigados pela Polícia Civil de Guarulhos, que aponta irregularidades nos contratos de coleta de lixo e da gestão da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa.
Por sorteio, foram indicados para compor a Comissão Processante os vereadores Júlio do Kaikan (Pros), que foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico até o ano passado, Abelzinho Larini (PL), filho do ex-prefeito Abel Larini, e Professor Edval (PSDB). Ainda não foi definido qual deles irá presidir os trabalhos.
Os parlamentares da comissão terão que elaborar um relatório, que será votado em plenário. Se o impeachment de Monteiro e Oliveira for aceito, o presidente da Câmara, Gabriel dos Santos (PSD), assume a Prefeitura até o final do ano.
A Comissão Processante foi solicitada pelo vereador Renato Caroba (PT). Os vereadores também deram início a uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vai investigar as mesmas denúncias.
Em nota, a Prefeitura de Arujá informou que “está à disposição da justiça e da sociedade no geral para esclarecer o que for necessário, tendo em vista que todos os contratos seguem à risca os procedimentos e trâmites administrativos conforme preconiza a lei”.