Crédito será intermediado pela Caixa Econômica Federal
Em sessões tumultuadas na tarde desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que permite a Prefeitura de Guarulhos contrair empréstimo de R$ 250 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por intermédio do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
O texto, encaminhado pelo prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), prevê investimento em obras de infraestrutura, rotatórias, construções habitacionais e construções populares. A Prefeitura vai oferecer a cota parte do Fundo de Participação dos Municípios como garantia pelo crédito.
Participantes de movimentos de moradia popular compareceram ao Legislativo para pressionar os parlamentares. A intenção do grupo é que os recursos fossem direcionados exclusivamente para a construção de moradias para a população de baixa renda.
O vereador Romildo Santos (PSD) defendeu que o empréstimo prevê investimentos em casas populares. Vários parlamentares da oposição criticaram a proposta. A vereadora Janete Pietá (PT) defendeu que a Prefeitura buscasse recursos junto ao Governo Federal, ao invés de fazer um empréstimo.