Animal de Cuiabá contraiu a doença de seus donos enquanto eles cumpriam o isolamento social
O Brasil tem o primeiro caso de covid-19 em uma gata de estimação. Trata-se um pet de Cuiabá, no Mato Grosso. A matéria com as informações iniciais foi publicada no jornal O Globo.
A professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), Valéria Dutra, foi a responsável pelo teste PCR do animal. De acordo com a especialista, o animal contraiu a doença após ficar em isolamento junto de seus donos.
De acordo com a publicação, os proprietários do animal contraíram a doença em setembro, após receberem uma lembrancinha de uma pessoa que estava contaminada pela doença causada pelo novo coronavírus.
“Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato, é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente”, disse Valéria Dutra ao jornal O Globo.
Aqui no Brasil, ainda há a suspeita de contaminação de outro gato e de um cão. No mundo, há menos de 20 animais de estimação que podem estar contaminados pela doença.
O cientista Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná), é um cientista que investiga a covid-19 em animais domésticos e, segundo ele, gatos têm se mostrado mais sucetíveis para a doença do que os cães.
Ele fará um novo exame com a gata de Cuiabá que testou positivo para a doença e deve avaliar também a presença de anticorpos.