fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bota Fora: 9 traficantes são presos em ação da PF contra tráfico de drogas no aeroporto

Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos
Foto: PF
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Lideranças do tráfico de Guarulhos estão entre os presos. Quatro suspeitos seguem foragidos

A operação Bota Fora, realizada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (7), para combater o tráfico de drogas internacional no Aeroporto de Guarulhos, em Cumbica, resultou na prisão de nove traficantes que integravam o esquema criminoso.

Segundo a Polícia Federal, cinco suspeitos ainda estão foragidos. Parte dos criminosos é considerada uma liderança do tráfico na região de Guarulhos. O grupo usava aplicativos de mensagens para organizar o envio da droga. Os nomes dos integrantes não foram divulgados.

Parte do esquema criminoso consistia na troca de etiquetas de bagagens de pessoas que viajavam para o exterior. O esquema resultou, inclusive, na prisão injusta de passageiros que saíram de Guarulhos para outros países.

A operação é resultado de três investigações sobre grupos criminosos que enviavam cocaína para a Europa e África por meio do Aeroporto de Guarulhos. A droga era despachada irregularmente em malas ou por meio do setor de cargas.

Durante a ação foram aprendidos creca de 700 quilos de cocaína que seriam enviadas para Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).

“Esses crimes acontecem por conta da fraca segurança orgânica do aeroporto que precisa melhorar muito e ter não só câmeras, mas mais sistemas de controle de quem se movimenta lá dentro. Se melhorar isso eu acredito que melhore bastante. E nós temos informação de que os funcionários que atuam são aliciados tão cedo quanto eles são contratados. Alguns já são parte do grupo criminoso e vão buscar o emprego ali indicados por alguém que já está lá dentro. Ou a pessoa entra e acaba sendo cooptada ao longo do tempo”, explicou o delegado Felipe Faé Lavareda de Souza.

O delegado afirmou ainda que os passageiros devem ficar atentos e evitar que suas etiquetas e malar trocadas. Uma sugestão é tirar fotos das etiquetas e dos pesos das malas no momento do check-in.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM