fbpx
PUBLICIDADE

Bolsonaro deve definir candidato de Guti à Prefeitura

Edmilson Americano, Guti e Jorge Wilson
Foto: Wellington Alves
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Ex-presidente é tido como peça-chave para evitar racha na base governista

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é tido como essencial para evitar um racha na base de apoio do prefeito Guti (PSD), que não pode concorrer à reeleição. Na próxima semana, o prefeito deve anunciar qual será o nome que apoiará à sucessão municipal.

Com a divisão da esquerda entre as pré-candidaturas de Elói Pietá (sem partido) e Alencar Santana (PT), Guti teme que o rompimento na direita favoreça seus adversários políticos.

“O meu anúncio só não foi feito ainda porque não tenho a certeza que estará todo mundo junto. Se tivermos três ou quatro candidatos da direita, temos risco de não ir para o segundo turno. Se Alencar e Elói tiverem 19% e 16%, e nós tivermos quatro candidatos com 10%, podemos entregar para a esquerda”, avaliou Guti.

A principal disputa é entre o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, e o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano. Guti tem boa relação com os dois, mas possui maior proximidade com Americano, que deu ritmo mais acelerado às ações da gestão.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já declarou ter preferência pelo Xerife, que é seu líder de Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Já os vereadores da base aliada defendem o nome de Americano e fizeram as três últimas sessões serem encerradas por falta de quórum como forma de pressionar Guti.

Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente sobre seu apoio em Guarulhos, mas Guti já declarou que ficará alinhado ao ex-presidente e ao governador. Se Bolsonaro preferir Americano é improvável que Tarcísio – que foi seu ministro – se oponha. Da mesma forma, se o ex-presidente aceitar a indicação do Xerife é uma forma de acalmar os vereadores.

Para Guti, a situação não é simples. O vice-prefeito Professor Jesus (Podemos) já declarou sua pré-candidatura, assim como o vereador Thiago Surfista, que migrará para o Novo. Ambos podem utilizar o pleito, mesmo que sejam derrotados, como trampolim para as eleições para deputado em 2026.

Alguns parlamentares defendem ainda a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania), caso Guti anuncie apoio ao Xerife. O final de semana deve ser de intensas negociações.  

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM