PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Banda Lira completa 117 anos, recebe homenagem e mira novos projetos

aniversário de 117 anos da Banda Lira
Foto: Wellington Alves
Compartilhe

PUBLICIDADE

Grupo é patrimônio cultural de Guarulhos e está em uma nova formação

Em café da manhã nesta quinta-feira (15), na Casa da Lira, no Centro, a Banda Lira de Guarulhos comemorou 117 de história. A comemoração contou com a presença de integrantes do grupo, do secretário municipal de Cultura, João Márcio Vaz, e de instituições parcerias. Houve ainda a entrega de uma placa em homenagem pela data confeccionada pela Sociedade Numismática Brasileira.

Com várias formações em mais de um século, a Banda sofreu a partir de 2017 com o fim dos repasses da Prefeitura, no início da gestão Guti (PSD), e correu risco de extinção no início da década de 2020, mas ganhou uma nova formação em 2022.

Neste ano, a entidade conseguiu financiamento do Governo Federal para manter a Casa Lira, que é um ponto de cultura que preserva a memória da Banda Lira e fica na Rua Corina, 94, no Centro. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp (11) 98283-5450.

Apesar de contar com novos membros, a história da Banda Lira remete às famílias de seus fundadores. A percussionista e assistente de som Nayara Testai está na terceira geração do grupo. Ela é filha de Américo Testai, ex-maestro, e neta do músico Reinaldo Testai. O ingresso no grupo, em 2023, é a realização de um sonho.

“Eu nasci na música. Não tenho lembranças da minha vida sem estar entre músicos. Comecei a tocar percussão e entrei para a banda na reformulação. É uma realização que me atravessa. É como se minha família inteira estivesse aqui comigo. Estou na minha segunda casa”, afirmou Nayara.

A última apresentação da Banda Lira aconteceu em 23 de abril, no Sesc Guarulhos. O grupo conta com 23 músicos, sendo três antigos e os demais novos. O secretário de Cultura comentou que a Prefeitura deve fazer parcerias com a Banda Lira, o que animou o atual presidente Gilmar Abbud, que pertence à entidade há mais de 40 anos, e é filho de Wilson Abbud, saxofonista e clarinetista.

“Neste ano de 2025 temos um subsídio para manter a casa. Com o diálogo com o novo governo, espero que o município traga de volta à Banda para o protagonismo. A Banda Lira é de utilidade pública desde 1968, além de ser uma atividade cultura”, explicou.

Nos últimos dois anos, a Banda Lira também fez apresentações na Apae Guarulhos e no Pensionato São Francisco. O grupo espera fechar uma agenda de espetáculos, com apoio da Prefeitura.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE