De acordo com o Jean Gorinchteyn, será feita uma readequação de vacinas para Guarulhos nos próximos lotes
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou ao GRU Diário que a baixa adesão à vacinação contra a gripe em Guarulhos, em 2020, fez com que a cidade recebesse menos doses da vacina contra a covid-19 do que cidades com populações menores, como Campinas e São Bernardo.
A declaração foi dada durante o envio de concentradores de oxigênio para cidades do interior de São Paulo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta quinta-feira (8).
“Isso acaba acontecendo porque nem todas as pessoas, sejam idosos, sejam profissionais da área saúde, tomaram. Então, o quantitativo daquelas doses foi baixo. Hoje profissionais da área da saúde e idosos querem, e precisam, tomar a vacina. Desta forma, existe realmente um número que acaba não se acomodando. Mas a Secretaria de Estado de Saúde tem esta preocupação com toda esta população e nas próximas grades isso será acomodado”, disse Gorinchteyn ao ser questionado pelo GRU Diário durante coletiva de imprensa.
De acordo com o Vacinômetro do governo estadual, Guarulhos, a 2ª maior cidade do Estado, é a 5ª no ranking de vacinação estadual, como mostra a tabela abaixo nesta quinta-feira (8):

Por diversas vezes, o prefeito Guti (PSD) questionou porque cidades como Campinas e São Bernardo do Campo recebiam mais doses do que Guarulhos.
De acordo com Gorinchteyn, o critério levado em consideração para vacinação não é o quantitativo populacional, mas sim o calendário de vacinação de 2020.
Há de se ressaltar que as vacinas contra a gripe em Guarulhos, em 2020, chegaram a se esgotar rapidamente em março do ano passado, no primeiro lote de março, mas que, em julho do mesmo ano, a cidade contava ainda com 80 mil doses do imunizante devido à baixa adesão para vacinação, principalmente de grupos prioritários.