Levantamento é da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Guarulhos teve 26 assassinatos entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando aconteceram 21 crimes. A informação consta em levantamento divulgado nesta sexta-feira (26) pela SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública).
A situação é bem diferente do que ocorreu no Estado de São Paulo, em que a alta foi de 0,4% para os homicídios dolosos – com intenção de matar – no primeiro quadrimestre de 2023, em comparação com os quatro primeiros meses do ano anterior, com 944 registros.
Em abril aconteceram cinco homicídios dolosos – com intenção de matar – na cidade, conforme registro nas delegacias. Entre janeiro e abril também ocorreram 33 mortes no trânsito culposas, sem intenção de matar, em Guarulhos, além de 25 tentativas de homicídio.
A SSP revelou ainda que não houve latrocínio, morte depois de roubo, em Guarulhos neste ano.
Vale destacar ainda que o secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, instituiu um Grupo de Trabalho para analisar os indicadores criminais de 2022, com o objetivo de ampliar a transparência do Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais. A resolução foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26).
A decisão ocorreu porque a secretaria identificou inconsistências em alguns registros criminais do mês de abril de 2022. Parte das ocorrências dos roubos e furtos de veículo em diferentes regiões do Estado foram registradas equivocamente em outros indicadores.