Trupe formada por artistas de várias linguagens artísticas realiza performance com música, dança e ações circenses
A companhia Chegança, grupo folclórico formado por artistas guarulhenses de várias linguagens artísticas, é uma das atrações confirmadas do Festival de Natal de São Paulo, com apresentação de Auto de Natal neste sábado (17) e domingo (18), na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na Penha. O evento é realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com programação diversificada em toda a capital.
A performance dos guarulhenses combina música, dança e ações circenses, e vai ao encontro do resgate do folclore das festas populares e das tradições culturais brasileiras. Para tanto, coloca em cena a dramaturgia das folias de reis e lendas do Vale do Paraíba, no interior paulista. O espetáculo é fruto de pesquisa de mais de 20 anos sobre o folclore brasileiro e paulista, realizada pelo pesquisador e produtor cultural Diego Dionísio, idealizador da Cia Chegança.
“Fugimos do natal dos Jingles Bells para as violas e sanfonas das folias de reis, do Papai Noel para os mascarados e encantados palhaços de reis”, explica Dionísio.
Dentre tantas histórias, a Cia Chegança fala, por exemplo, de Maria Peregrina, personagem conhecida como Nega ou Maria do Saco, que viveu em situação de rua e costumava dormir debaixo de árvores, na cidade de São José dos Campos. Após sua morte, em 1964, seu túmulo passou a ser visitado por dezenas de pessoas em busca de milagres. Ela foi considerada santa pela população local, passando a fazer parte do universo religioso e das festas populares da região.