fbpx
PUBLICIDADE

Aracília e Soberana são os bairros mais atingidos pelas chuvas neste mês

Defesa Civil x alagamento x enchente
Foto: Lucas Dantas/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Defesa Civil de Guarulhos alerta sobre cuidados durante as fortes precipitações

Os bairros Cidade Soberana e Cidade Aracília acumularam mais 100 mm em 13 dias e foram os mais atingidos pelas chuvas neste mês, informou a Defesa Civil de Guarulhos. Altas concentrações também foram registradas no Jardim Adriana e no Centro, ambos com 80 mm, e em Cumbica (76 mm).

A soma é feita por meio dos aparelhos pluviométricos que monitoram as chuvas durante todo o ano, em especial entre dezembro e março, quando os temporais são mais frequentes.

A Defesa Civil chama a atenção da população para a previsão de chuvas fortes nos próximos dias e orienta sobre os cuidados para prevenir acidentes durante enchentes e vendavais. Até esta terça-feira (13) dezembro registrou 710 mm de precipitações em toda a cidade (cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água em 1 m²).

Uma das orientações é o cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil Estadual, que possibilita receber alertas gratuitamente sobre os riscos de chuvas fortes. Para aderir ao sistema basta enviar o CEP em que reside via SMS para o número 40199.

Em caso de enchente o cidadão deve desligar os aparelhos eletrônicos, procurar por um local alto e seguro e acionar os agentes da Compdec pelo telefone 199, que funciona 24 horas, todos os dias. Ao buscar abrigo é necessário evitar locais embaixo de árvores, campos e estruturas metálicas.

Caso o cidadão precise atravessar com seu veículo um ponto de alagamento, deve diminuir a velocidade e manter distância do automóvel à frente. Se o nível da água estiver muito alto e com correnteza, é aconselhável aguardar em um ponto alto seguro até que a chuva diminua antes de seguir o percurso.

Após a inundação cessar o morador da área atingida deve evitar mexer em objetos e alimentos que tiveram contato com a água da chuva, aguardar que os equipamentos elétricos sequem antes de ligá-los e lavar e desinfetar as áreas, móveis e itens que tiveram contato direto com a enchente utilizando luvas e botas de borracha.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM