Paes diz que a manifestação “mostra o nível de sacanagem com o Rio” enquanto Guti enfatiza a perda de empregos
A decisão do governo Lula (PT), anunciada nesta quinta-feira (10), de restringir voos do Aeroporto Santos Dumont para o Aeroporto Internacional Galeão (RJ), a partir de janeiro de 2024, provocou reações do prefeito Guti (PSD) e de Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio Janeiro. Com a medida, os voos diretos do Rio de Janeiro para o Aeroporto Internacional de Guarulhos ficam proibidos.
“Vão impactar em cheio, de forma negativa, o nosso Aeroporto de Guarulhos. Isso vai se traduzir em milhares de demissões e uma perda grande de arrecadação. Não só Guarulhos, mas o estado inteiro [São Paulo] será afetado”, disse Guti em comunicado feito nas redes sociais.
Para o prefeito de Guarulhos, o presidente Lula foi levado a erro ao ceder às pressões do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio. “Eles querem salvar o Galeão”, criticou.
Veja o vídeo na integra
As estimativas da gestão municipal e da GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, é de que 32 voos diários vão deixar de sair de Guarulhos e serão migrados para o Aeroporto de Congonhas acarretado na perda de 3 a 5 milhões de passageiros.
“Peço uma reconsideração do presidente da República, peço ajuda de deputados do nosso Estado, e peço a maior ajuda possível o Governador Tarcísio”. E continuou.
“Tarcísio essa briga não é só de Guarulhos, isso vai impactar o estado de São Paulo inteiro”, alertou Guti.
Por sua vez, o prefeito do Rio também usou as redes sociais para responder uma entrevista de Guti ao jornal Folha de S.Paulo. O prefeito de Guarulhos afirma que “se de fato vier a portaria não terei outra alternativa a não ser judicializar.”
Para Paes, a manifestação de Guti “mostra bem o nível de sacanagem que estavam fazendo com o Rio” e que o prefeito está de “bronca”.