Taxa de ocupação de UTIs Covid subiu de 72,5% para 93,4% em apenas cinco dias
Mesmo com todos os alertas feitos pelas autoridades de saúde, as aglomerações ocorridas durante as festas de Natal e Ano Novo já começam a se refletir na ocupação de leitos de UTI para o tratamento da covid-19 nos hospitais públicos de Guarulhos. A taxa saltou de 72,45% no último dia 31 para 93,4% nesta segunda-feira (4).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento reflete o relaxamento das medidas de prevenção da doença por parte de boa parte da população, que se aglomerou nas ruas, comemorações clandestinas e nas praias nos últimos dias de 2020.
A técnica da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças de Guarulhos, Fernanda da Matta Carmo, afirmou na semana passada que o fato de ignorar as medidas de proteção poderia refletir no aumento do número de casos confirmados de covid-19 na cidade e, consequentemente, superlotar o sistema de saúde.
Agora, mesmo com o respaldo dos leitos de UTI da Grande São Paulo, cuja taxa de ocupação está em 65% nesta segunda-feira, Guarulhos já se prepara para a contratualização de leitos de UTI Covid-19 na rede privada. Uma ampla pesquisa de preços foi realizada para o caso de ocorrer lotação nos hospitais públicos da cidade. No entanto, a instituição que ofereceu o menor preço e melhores condições neste primeiro certame não apresentou a documentação necessária para efetivar sua contratação.
Por isso, uma nova pesquisa já teve início para que o município possa efetivar a contratação o mais rápido possível. Enquanto isso, a municipalidade começa a requerer que novos pacientes possam ser transferidos para outras unidades da região metropolitana, onde a taxa de ocupação está em 65%, segundo informações do sistema de regulação Cross.
A secretaria aponta 35.710 casos de covid-19 confirmados em Guarulhos, com 33.569 recuperados e 1.708 óbitos.