Duas das principais empresas responsáveis pelos aplicativos de entrega de comida e produtos em geral no Brasil, a Uber e a Rappi, anunciaram no último fim de semana medidas para conter o avanço da transmissão do coronavírus. Em ambos os casos, uma nova modalidade de atendimento ao cliente foi criada: sem qualquer contato entre o entregador e o consumidor.
De acordo com a Rappi, para proteger os entregadores parceiros, “que, com seus esforços – especialmente agora, tornam a vida de todos mais fácil”, será habilitada uma opção de entrega em domicílio sem contato físico. No caso da Uber, o cliente tem que deixar uma instrução no aplicativo para pedir que o entregador deixe o pedido na porta de casa.
As duas empresas explicam em seus comunicados que darão assistência para os entregadores e motoristas diagnosticados com o coronavírus, além de disponibilizarem álcool em gel para os funcionários.
Para os consumidores, a Rappi deixa algumas dicas para quando for necessário solicitar algum produto pelo aplicativo: ao receber o pedido, deve-se desembalar o conteúdo e, em seguida, lavar as mãos, além de utilizar meios de pagamento digitais para evitar o manuseio de cédulas ou moedas. “Esse é o momento de ajudarmos uns aos outros e entendermos que evitar o contágio só é possível se trabalharmos juntos, de maneira coordenada e seguindo as recomendações das autoridades”, finaliza a companhia.
O Ministério da Saúde tem um portal voltado para transmitir informações contra a disseminação de coronavírus, que pode ser acessado em https://covid.saude.gov.br/.