fbpx
PUBLICIDADE

Anatel deve acelerar chegada do 5G para 500 cidades. Guarulhos está na lista

Telefonia móvel - 5G - internet
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Previsão é de que serviço chegue a Guarulhos em julho de 2025, mas Anatel antecipou limpeza de frequência, uma das etapas da implementação do serviço

O serviço 5G de acesso à internet pode chegar a Guarulhos mais cedo do julho de 2025, prazo dado pelo Governo Federal e divulgado pelo GRU Diário em agosto.

Isso acontece porque o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que acompanha a implementação da internet móvel de quinta geração no Brasil decidiu, na terça-feira (11), decidiu iniciar as ações para a migração da recepção de TV Aberta pela antena parabólica, da banda C para a banda Ku, em mais cidades, entre elas Guarulhos.

De acordo com informações do portal G1, o 5G puro funciona na frequência de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade e estabilidade e menor tempo de resposta e já está em operação em todas as capitais do país.

“Importante ressaltar que a ação não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para utilização em todos esses municípios a partir de 1º de janeiro de 2023. Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite”, afirmou em nota a Anatel.

Na mesma nota, a Anatel explica que a decisão foi tomada por ganhos logísticos e economia de custos.

Vale ressaltar que o acesso 5G deverá ser fornecido por planos feitos por operadoras de telefonia e internet e exige equipamentos que deem suporte a essa frequência.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM