Secretário de Governo foi pressionado por oposição e integrantes do setor cultural
A última audiência da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), na noite de terça-feira (18), na Câmara Municipal, em Guarulhos, foi tensa. Oposição e integrantes do setor cultural se organizaram para pressionar o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano.
Os artistas reclamaram do projeto da LDO 2025 prever um orçamento para a Secretaria Municipal de Cultura inferior ao deste ano, o que faria a cidade perder mais de R$ 7 milhões para o Programa Nacional Aldir Blanc. O coro foi reforçado pelo presidente municipal do PT, Marks Oliveira, e pelo vereador Edmilson Souza (Psol).
O problema já tinha sido comunicado à Prefeitura em reunião recente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Houve reclamação também pelo descumprimento do Plano Municipal de Cultura, que prevê o aumento do investimento no setor anualmente pelo poder público.
“Vocês podem ter certeza que vamos o compromisso de resolver essa questão e não perder esse dinheiro (da Aldir Blanc). Vamos atender isso de pronto”, garantiu Americano.
O secretário rebateu a oposição e disse que, em números absolutos, a Prefeitura gasta mais com Cultura do que as gestões petistas, o que gerou vaias de parte dos participantes.