Apresentação teve participações especiais do violonista João Argolo, do Grupo Origens e da musicista Aline Rissuto
Na última terça-feira (14), cerca de 240 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram a oportunidade de ir ao Teatro Adamastor para assistir ao espetáculo Amanhecer, com o violonista José Ricardo Silva e o Grupo Origens. Inspirado no álbum homônimo, gravado em 2021, o espetáculo foi gratuito e levou uma mensagem de esperança para o público. Todas as músicas tiveram tradução simultânea de libras.
Entre os espectadores estava Dirval Santos, morador de Guarulhos há oito anos. Aos 46 anos, Dirval decidiu retornar aos estudos e está cursando a EJA na EPG Silvia de Cássia.
“Foi a primeira vez que eu visitei o Teatro Adamastor, achei muito muito bonito o lugar e gostei muito das pessoas que se apresentaram ali. Isso é um grande incentivo para a gente que está recomeçando os estudos, para nunca desanimar, insistir e perseverar”, diz.
A jornada de Dirval é marcada por superação. Natural de Itajubá, Minas Gerais, Dirval precisou interromper os estudos na juventude para trabalhar.
“Minha mãe era solteira e eu tive que sair da escola para ajudar ela a criar os meus irmãos. Fiquei 34 anos sem ir à escola e hoje, depois de me casar e mudar para Guarulhos, estou começando uma nova história”, compartilha Dirval, que agora sonha em terminar o EJA e fazer uma faculdade.
“A experiência de estudar e participar dessas atividades culturais abre nossa mente. O espetáculo me trouxe muitas memórias positivas. As músicas, os artistas, tudo nos lembrou que, por mais difícil que seja a vida, sempre há um novo amanhecer”, completa Dirval.

Apresentação
No palco, José Ricardo reuniu alguns dos muitos parceiros musicais que fizeram parte de sua história, como João Argolo, que foi seu professor de música no Conservatório de Música de Guarulhos, e o flautista Kaio Fernando, seu irmão. Completaram o time Rafael Monteiro (violão), Affonso Marques (violão), Elias Caju (percussão), Fabrício Dias (produção) e Pietro Carlo (sonorização), além da participação especial da cantora, pianista e compositora, Aline Rissuto.

O setlist começou com apresentação solo de José Ricardo em Virgem do Bom Conselho. Aline Rissuto subiu ao palco em seguida para cantar duas músicas, uma delas composição inédita. O espetáculo seguiu com a entrada dos demais músicos, que trouxeram repertório do álbum do Amanhecer e uma releitura da Ária-Cantilena das Bachianas n.5 de Villa-Lobos.
“Foi uma experiência verdadeiramente gratificante ver a reação do público, especialmente dos alunos da EJA de Guarulhos. Poder compartilhar nossa música e nossa mensagem de esperança e superação com eles foi incrível. Ver como a música pode tocar as pessoas e inspirá-las é o que nos motiva a continuar fazendo o que amamos”, diz o músico José Ricardo.
O espetáculo Amanhecer levou ao Adamastor, ao todo, 450 pessoas. Foi viabilizado pelo Funcultura, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, e contou com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do programa Mais Futuro.