Projeto é voltado para jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo e terá bolsa de um salário mínimo
Pela primeira vez desde a sua fundação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre inscrição para o programa Aluno Aprendiz com foco na formação de maquinistas.
O período de inscrição vai de 24 a 30 de novembro e acontece por meio de uma parceria com o Senai, que além das 34 vagas para jovens maquinistas conta ainda com mais 66 vagas para Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.
No caso dos maquinistas, o curso tem duração de 12 meses com formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM.
Os candidatos devem ter 18 anos completos na data de início do curso e no máximo 24 anos antes do concluírem o curso.
A Escolaridade mínima será o Ensino Médio concluído. Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano (12 meses) uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio.
Além disso, os aprendizes receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.
Os interessados deverão ter disponibilidade em horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Os estudantes terão aulas teóricas e técnicas no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, que possui um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e vários laboratórios técnicos. A escola é uma oportunidade ímpar de aprender tudo sobre o sistema metroferroviário – conteúdo não disponível em universidades. Os alunos também praticam o que aprenderam na operação da CPTM com a supervisão dos profissionais da empresa.
A Fase Escolar é ministrada no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, no horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Já a Fase de Prática Profissional Supervisionada será realizada na CPTM, no período das 8h às 17h, nos dias úteis, com acompanhamento da operação ferroviária.
As inscrições devem ser realizadas pelo site Leopoldina Senai e não será cobrada taxa de inscrição. O processo seletivo do 1º semestre de 2022 será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar obtidos no Ensino Fundamental.
No último processo seletivo, realizado no início de 2021 para Assistente Administrativo, 10 mil inscritos disputaram 42 vagas.