Demais candidatos não compareceram ao convite das entidades
Os candidatos Alencar Santana (PT), Elói Pietá (Solidariedade) e Waldomiro Ramos (PSB) assinaram cartas de compromisso com o Conselho Tutelar e com a OAB Guarulhos, na quarta-feira (25), na sede da entidade, no Centro. Os demais prefeituráveis não compareceram ao evento com a justificativa de que tinham outros compromissos.
O Conselho Tutelar solicitou aos candidatos que, caso eleitos, as crianças e os adolescentes sejam prioridades nos orçamentos e no Plano Plurianual. Além disso, solicitaram que ampliem o acesso à creche, saúde, educação, fortaleçam a estrutura de assistência social, melhorem as condições dos conselheiros e abram o oitavo Conselho Tutelar de Guarulhos.
Já a OAB Guarulhos cobrou a aplicação efetiva do Plano Municipal de Direitos Humanos, ampliação do acesso à justiça a pessoas carentes e melhoria das condições do Poder Judiciário e da advocacia.
Pietá falou sobre sua atuação em prol das crianças em seus mandatos como prefeito. Ele citou que, entre 2001 e 2008, o número de vagas em creche subiu de 385 para 22 mil e que construiu 64 escolas, o que fez a quantidade de alunos crescer de 24 mil para 110 mil, além de oferecer refeições e uniforme escolar. O ex-prefeito falou ainda da abertura do Hospital da Criança, no Centro, e da Maternidade JJM. Ele prometeu recriar as Casas da Mulher, investir em política habitacional, priorizar a defesa das famílias ameaçadas de despejo e cumprir os compromissos assumidos com a OAB e com o Conselho Tutelar.
Waldomiro ressaltou sua trajetória política com cinco mandatos como vereador, além de ter sido secretário em várias gestões e ter atuado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele prometeu cumprir os itens defendidos nas cartas, além de concluir os andares faltantes no Hospital Pimentas Bonsucesso, construir o Hospital no Jardim São João, dividir a cidade em subprefeituras, inaugurar três CEUs e fazer uma busca ativa para aumentar o número de cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde).
Alencar ressaltou que a defesa dos direitos humanos é um de seus compromissos e que concorda com todos os itens elencados nas cartas. Ele disse que é preciso buscar ampliar o número de conselhos tutelares na cidade de sete para 15, garantir o direito à creche para todas as crianças e de atendimento específico às crianças atípicas. O petista quer dobrar as equipes de Saúde de Família, descentralizar o serviço do Cras, levar áreas de lazer às regiões periféricas e melhorar as condições dos conselheiros tutelares.