Denúncia será avaliada pela Procuradoria-Geral da República
O deputado federal Alencar Santana (PT) apresentou, nesta sexta-feira (4), representação contra o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), ao procurador-geral do Estado, Mário Luiz Sarrubbo. O parlamentar solicita o afastamento de Guti por suposta assinatura irregular de contratações emergenciais.
De acordo com Alencar, em cinco anos, a Prefeitura gastou quase R$ 800 milhões em contratos emergenciais, parte deles na área da Saúde. “Ele (Sarrubbo) demonstrou estarrecimento diante dos fatos narrados e falou que iria analisar com toda a atenção e tomar as providências necessárias”, disse.
Na denúncia, o petista argumenta que Guti aprovou a extinção da Proguaru no final de 2020, demitiu mais de 4 mil trabalhadores em dezembro de 2021 e executou contratações emergenciais para os serviços que eram tocados pela empresa de economia mista. “O prefeito sabia que iria extinguir a empresa, teve um ano para fazer os processos licitatórios e não fez”, comentou.
Alencar afirma que os contratos emergenciais causam prejuízo aos cofres públicos. Não se sabe se o inquérito será investigado por Sarrubbo ou encaminhado ao Ministério Público de Guarulhos.
Questionada, a Prefeitura informa que “não tomou conhecimento desta representação e se manifestará em momento oportuno, caso seja necessário”.