Já o Terminal de Cargas transportou 25,3 mil toneladas de diversos produtos, entre importação e exportação
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, registrou um movimento de 3,1 milhões de passageiros durante o mês de novembro, de acordo com dados da GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto.
Durante o mês de novembro, o aeroporto contabilizou 2,1 milhões de passageiros provenientes de voos nacionais, sendo cerca de 70 mil pessoas por dia. Já o tráfego internacional foi responsável por 33% do volume total de passageiros transportados, registrando 34 mil viajantes por dia. Ao todo, foram 21.528 pousos e decolagens no período.
Já o Terminal de Cargas (Teca) teve um total de 25,3 mil toneladas transportadas no período, entre importação e exportação.
Não estão incluídos os volumes movimentados pelos correios, tampouco a carga doméstica. Dessas cargas movimentadas, 13,8 mil toneladas referem-se às importações, sendo 108 toneladas a cargas processadas através das importações nos armazéns couriers. Por sua vez, a exportação totalizou 11,5 mil toneladas movimentadas, sendo 174 toneladas processadas nos armazéns de couriers.
Em novembro, o Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de São Paulo registrou o transporte de cerca de 25,3 mil toneladas de produtos referentes à carga internacional operada no terminal,
Entre os produtos mais transportados no período estão os itens do segmento automotivo, fármaco, maquinário e eletrônico, que representam, respectivamente, 33%, 20%, 16% e 8% do market share das cargas nacionalizadas faturadas no mês de novembro no Teca.
Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que se beneficia da extensa malha aérea de GRU e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.
Em relação às cargas importadas, o Teca de GRU foi responsável por 42% de toda importação via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram em novembro 51% da movimentação via aérea, consolidando o aeroporto como principal terminal logístico em termo de volume movimentado no Brasil (ComexStat, 2022).
O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil, em uma área de aproximadamente 100 mil m², e conta com o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação.
As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.