Forças policiais da França e Portugal, através da Interpol estão ajudando na investigação
Nesta quarta-feira (23), a PF (Polícia Federal) iniciou a Operação Odysseus para acabar com o tráfico internacional de drogas de uma organização criminosa que fazia remessas de cocaína pelos aeroportos internacionais, incluindo o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
50 policiais federais deram cumprimento a seis mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, nos estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo. A iniciação da partir da prisão em flagrante de dois indivíduos em 2024, quando tentaram embarcar em voo, com destino a Paris, na posse de 10 kg de cocaína.
Os membros da quadrilha praticavam suas ações em diversos estados brasileiros e também no exterior, com ramificações em países como França, Bélgica e Portugal, sendo identificados pelo menos 12 eventos de envio de drogas por meio de voos comerciais, sendo ao total, dezenas de quilos de cocaína.
Foram determinados, além das prisões e das buscas, o sequestro de veículos, o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas investigadas pela lavagem de capitais, assim como a apreensão de uma aeronave utilizada nos crimes.
Os investigados na medida de suas condutas, deverão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.