fbpx
PUBLICIDADE

Aeroporto de Guarulhos volta a abrigar afegãos e número chega a 149

refugiados afegãos no Aeroporto de Guarulhos
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Só este ano, mais de 3500 afegãos já chegaram ao Brasil

O número de refugiados afegãos vivendo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, aumentou nos últimos dias. Alguns já estão há meses aguardando vaga em um abrigo. Segundo informações do Coletivo Frente Afegã, são 149 pessoas que aguardam acolhimento. Há uma semana, segundo a administração do aeroporto, eram 33. Só este ano, mais de 3500 afegãos já chegaram ao Brasil. As informações são da TV Brasil.

Em nota, a prefeitura de Guarulhos informou que não é o ente responsável por acolher os afegãos que chegam ao país com visto humanitário concedido pelo governo federal. O município trabalha em caráter emergencial já que o aeroporto de Guarulhos é o único do Brasil que recebe voos do Afeganistão e de países vizinhos. Guarulhos também pede o reconhecimento como cidade de fronteira, para ter acesso a recursos destinados ao atendimento de estrangeiros.

Em setembro de 2021, o Brasil passou a conceder vistos humanitários para afegãos, depois da retomada do poder pelo grupo Talibã. Uma nova portaria interministerial, do final de setembro, estendeu essa política dos vistos até 2024, mas criou restrições: condicionou os vistos à disponibilidade de abrigo aqui no Brasil, e manteve o atendimento aos afegãos em apenas duas embaixadas, antes, eram seis. Isso gerou críticas de organizações de direitos humanos. Uma nota pública foi assinada por 38 instituições.

Procurado, o Ministério da Justiça não deu uma resposta à TV Brasil.  

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM