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Achados e perdidos: Mais de 135 mil objetos foram esquecidos no transporte em 2023

Foto: Divulgação
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Os principais itens perdidos foram cartões, RGs e bilhetes de transportes

Mais de 135 mil itens foram encaminhados entre janeiro e novembro para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Metrô e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). 

Os itens campeões mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. De acordo com a secretaria, alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro.

Entre janeiro e novembro de 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 62.664 esquecidos por passageiros. Desses, 19.760 foram devolvidos para seus donos. 

No Metrô, o balanço até novembro registrou 68.945 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 20.836 foram devolvidos.

As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros . 

Procedimento

Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.

Fique atento!

Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Centrais de Achados e Perdidos

CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

  • Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
  • Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
  • Contato: 0800 055-0121 ou por e-mail.

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata

  • Local: Estação Sé
  • Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados. 
  • Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

EMTU

Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas

  • Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira 
  • Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas 
  • Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado 
  • Telefone: (19) 3231-8590

Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)

  • Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
  • Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Telefone: (11) 4335-3232

Concessionária Internorte (Guarulhos e região)

Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h
Telefone: (11) 3377-3373

Central de Achados e Perdidos Baixada Santista

  • Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente 
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Vale do Paraíba/Litoral Norte

A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.

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