Professores e alunos da USP realizaram a instalação
A FAUD-USP (Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo) disponibilizou professores e alunos que instalaram de placas de identificação em árvores no Bosque Maia, na região central de Guarulhos. A proposta é consequente de uma parceria entre a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) e a universidade, através do Projeto PodaLab.
Com o QR Code confeccionado, a placa de identificação possui sobras de poda e direcionam para a página com informações sobre as espécies. Alunos também fazem a confecção e instalam um banco planejado com resíduos florestais provenientes de sobras de podas feita pela Sema. Por enquanto, duas árvores tiveram a identificação, e a expectativa é de haver mais 13.
A proposta do Projeto PodaLab é de usar as sobras de podas e retirar árvores para confeccionar brinquedos e mobiliários, cuja técnica já está em uso na Serraria Ecológica da Secretaria de Meio Ambiente, para a diminuição da quantidade de resíduos, que por hora, seriam encaminhados aos aterros sanitários.