O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, 5, que o número de casos de Coronavírus no Brasil subiu para oito, dos quais seis estão em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Existe ainda um caso que espera contraprova, no Distrito Federal.
Pela primeira vez, em São Paulo, tivemos casos de transmissão local, oriundas do primeiro caso confirmado. A primeira transmissão local seria de um familiar que participou de um churrasco em que o primeiro contaminado, um senhor de 61 anos, estava. Em seguida, este familiar teria transmitido para outra pessoa.
O quarto foi confirmado em São Paulo foi de uma adolescente de 13 anos assintomática. De acordo com o ministério, quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: o resultado do exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolf Lutz (IAL); local provável de infecção (Itália); possibilidade do uso de medicação para tratar uma lesão que pode ter mascarado os sintomas; e, ainda, a possibilidade de a paciente apresentar sintomas provocados pelo coronavírus nos próximos dias.
Ainda conforme o ministério, “a decisão foi tomada por um grupo de especialistas que estiveram reunidos nesta quinta-feira, 5, em Brasília, a convite do Ministério da Saúde”.