Presidente eleito da Argentina chamou Lula de corrupto e convidou Bolsonaro
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), usou as redes sociais para parabenizar Javier Milei, deputado argentino de direita que venceu as eleições presidenciais na Argentina no último domingo (19).
Milei perdeu a disputa no primeiro turno, mas venceu no segundo com 55,7% dos votos contra 44,2% do candidato peronista no poder, Sergio Massa, com quase 100% da contagem de votos concluída.
O presidente eleito não terá uma missão fácil, já que a Argentina vive um problema grave de inflação que deve persistir e até mesmo piorar até 10 de dezembro, quando o novo presidente assume o poder.
Especialistas avaliam que Milei terá uma missão política difícil, principalmente por não possuir maioria no Congresso e com a necessidade de, antes mesmo de seu mandato, negociar com pessoas e políticos que ofendeu durante a campanha.
A relação com o Brasil ainda é uma incógnita, já que Milei chamou o presidente Lula (PT) de “corrupto” e ainda convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar de sua posse.
Em um comunicado nas redes sociais, o presidente Lula não citou Milei diretamente, mas parabenizou o presidente eleito na Argentina e o processo democrático ocorrido. Não houve, até o fechamento desta reportagem, uma ligação de Lula para o presidente argentino eleito. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o governo aguarda as primeiras medidas do novo presidente argentino antes de qualquer manifestação.