Os passageiros poderão contar com o serviço a partir de 2024
O Aeromóvel de Guarulhos será o novo meio de transporte que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, à estação Aeroporto, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na região do Taboão. As obras do Aeromóvel já estão em andamento e três veículos estão sendo construídos para atender aos passageiros.
A linha possui 2,7 km de extensão, com estações nos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos e junto a Linha 13-Jade, totalizando quatro estações. A previsão de entrega é no primeiro trimestre de 2024.
Confira cinco curiosidades sobre o Aeromóvel de Guarulhos:
1- A Gestão Tarcísio (Republicanos) trocou o nome de People Mover, que tinha sido dado na gestão do ex-governador João Dória, para ‘Aeromóvel Guarulhos’.
2- O Aeromovel é movido por meio de propulsão pneumática, oferecendo benefícios, como baixo peso, emissões zero e alta eficiência energética, contribuindo para preservação do meio ambiente, por meio de um modal 100% movido a energia limpa.
3- A tecnologia do Aeromóvel elimina ruídos incômodos, comuns em motores de veículos, permitindo uma viagem mais silenciosa.
4- O trajeto entre os terminais e a estação vai durar seis minutos e o serviço será disponibilizado gratuitamente.
5- Três veículos nas cores azul, laranja e verde vão atender o trecho Cumbica-Taboão e farão o transporte de até 2.000 passageiros por hora.
Fonte: Aerom – empresa responsável pela obra.