Índice consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde deste sábado
Acreditar que apenas as pessoas com doenças pré-existentes podem morrer por causa do novo coronavírus é um grande engano. Prova disso é o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde deste sábado (18) que aponta que 30,4% dos guarulhenses mortos pela covid-19 não possuíam comorbidades. Ou seja, a cada dez óbitos na cidade, três são de pessoas que estavam em condições adequadas de saúde.
O Estado soma 10.044 infecções pelo coronavírus em Guarulhos, com 928 mortes. Os números são diferentes da Secretaria Municipal de Saúde, que aponta 12.596 casos e 910 vítimas fatais.
Entre os casos monitorados pela gestão estadual, 19,5% dos guarulhenses infectados sofrem – ou sofriam – com outras doenças.
Evidentemente, os grupos de risco são mais afetados: 69,6% dos mortos tinham comorbidades. Além disso, os idosos com mais de 60 anos representam 69,1% das vítimas fatais.
Guarulhos está na fase amarela do Plano São Paulo, com permissão de funcionamento de shoppings, comércios, restaurantes e serviços por seis horas diariamente. Apesar disso, o uso de máscaras é obrigatório nos locais públicos, assim como a orientação para o distanciamento social para conter a propagação do vírus.