PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Taxa de ocupação de UTIs chega a quase 80% e ameaça retomada econômica

Hospital de Campanha
Foto: Diego Secco/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Hospital de campanha tem 61 pacientes internados; 22 estão na UTI.

A taxa de ocupação de leitos de alta complexidade na cidade de Guarulhos para covid-19 continua sem apresentar queda há quase uma semana e chegou a quase 80% nesta terça-feira, 14, o que preocupa a administração municipal, que teme ter de retroceder na retomada econômica do município.

Nesta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 nos hospitais do município é de 78,1%, enquanto que a lotação das enfermarias está em 69%. O hospital de campanha, no Cecap, segue perto de sua lotação, com 61 pacientes internados, sendo 22 nas UTIs e 39 nas enfermarias.

Vale ressaltar que a ocupação de leitos é muito variável. Na semana passada, quase metade dos equipamentos estavam vagos.

Guarulhos tem uma taxa de cura de 87% de seus pacientes e letalidade abaixo de 10%, mas ainda assim a crescente ocupação de UTIs oferece risco a uma retomada por estar entre os quesitos avaliados pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, que norteia a retomada econômica nos municípios.

Em Guarulhos, há uma decisão judicial que força a Prefeitura a seguir as determinações estaduais.

“Infelizmente, está subindo a nossa taxa de ocupação de UTI, o que muito nos preocupa, evidentemente não deixamos de ser favorável a esta fase que é a fase amarela (do Plano São Paulo) que conquistamos, acho que precisamos continuar nela e progredirmos para a ver, mas precisamos ficar atentos”, disse o Secretário de Saúde do município, José Mario em live realizada pelo prefeito Guti (PSD) hoje.

“Realmente há uma preocupação com números de ocupação que começam a subir. Por isso a gente tem que dividir com todos a responsabilidade. Pessoal, não é hora ainda de sair fazendo festa, comemorando como se estivesse tudo bem”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM