Horários das 7h às 10h e das 17h às 20h são os mais complexos para quem utiliza transporte público.
Muitos guarulhenses reclamam que precisam se locomover em ônibus lotados durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo o prefeito Guti (PSD), a situação ocorre em algumas linhas específicas durante o horário de pico, apesar do escalonamento de horários de funcionamento dos serviços, comércios e shoppgins.
“O horário de pico sempre foi e continuará sendo o gargalo para o transporte público de qualquer grande cidade”, explica a diretora de Transportes, Martha Bitner, em nota à imprensa. Os horários de pico ocorrem de segunda a sexta-feira, entre 7h e 10h, e das 17h às 20h.
Segundo a Prefeitura, o transporte público coletivo de Guarulhos tem trabalhado com 69% da sua frota de veículos nesse período de pandemia. A gestão municipal considera que existe uma folga em relação ao chamado período normal, quando 100% dos ônibus transportavam, em média, 448 mil passageiros/dia. “Hoje, 69% da frota colocada nas ruas do município tem levado 241 mil usuários/dia, o que representa 54% do total que era registrado antes do início das restrições impostas pela doença”, informa o governo local.
A base para os cálculos é feita comparativamente entre os meses de abril a junho, tomando-se como comparação o ano de 2019 (sem pandemia) e 2020 (já com o isolamento social provocado pelo coronavírus).
Em abril de 2019 foram transportados 481.111 passageiros em abril, contra 171.960 mil em 2020, ou seja, apenas 36% do total transportado um ano antes. Os números se repetiram em maio, com 445.810 em 2019 e 174.712 neste ano (39%). Por sua vez, junho de 2019 registrou um total de 413.089 passageiros, contra 200.752 neste ano (49%).
A evolução da frota apresentou os seguintes números: em 2019, em ano normal, rodavam os 858 ônibus (100% do total). Com a pandemia, esse número caiu para 360 em abril deste ano (42%), subiu para 532 em maio (62%), 560 em junho (65%) e chegou a 591 em julho (69%).