PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária afirma que água consumida em Guarulhos é potável

vigilancia monitora agua na cidade 0
Foto: Mayara Duenhas
Compartilhe
PUBLICIDADE

Comunicado ocorre após dados do estudo Mapa da Água apontarem que Guarulhos tem 11 substâncias com níveis acima do permitido

A Prefeitura de Guarulhos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), participa do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), emitiu um comunicado no qual afirma garantir que a qualidade da água em Guarulhos é segura para consumo.

Dados inéditos levantados pela Repórter Brasil mostram que Guarulhos, entre 2018 e 2020, teve substâncias tóxicas em níveis acima do sugerido para consumo da água em ao menos 11 testes.

As informações podem ser consultadas por cidade no Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos. Os dados são resultados de testes  feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde. Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

Segundo nota emitida pela Prefeitura, a Vigilância Sanitária realiza, mensalmente, diversas coletas e envio de amostras para análises laboratoriais de forma a garantir a qualidade da água distribuída no município. As coletas de água são realizadas de forma amostral e preventiva. Atualmente, após a conclusão das análises laboratoriais, verificou-se um índice de amostras satisfatórias e compatíveis com o padrão estabelecido na legislação vigente. Caso exista alguma amostra insatisfatória, verificada após resultados das coletas realizadas, ou após análise do Sisagua, tais resultados subsidiam as ações das autoridades sanitárias, que de forma imediata tomam as providências necessárias para a correção, sempre visando à saúde da população.

“De 2018 a 2022, nas ocasiões em que houve detecção de substâncias em concentração acima do valor máximo permitido, os estabelecimentos foram notificados a tomarem as medidas cabíveis, sendo a correção e normalização dos parâmetros acompanhados pelas autoridades sanitárias para que a saúde da população não seja comprometida”, afirmou a gestão municipal.


O governo municipal ressalta ainda que a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental de Guarulhos se compromete com uma proposta para a gestão dos riscos da exposição aos contaminantes químicos na água de poços subterrâneos da cidade, sendo o monitoramento dessas áreas realizado periodicamente.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM