PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Colégio investe em Orientação Profissional para auxiliar alunos do Ensino Médio

Foto: Divulgação
Compartilhe

PUBLICIDADE

Centro Educacional Moriah aposta em metodologia diferenciada em Guarulhos

Pressão. Essa palavra sintetiza muito do que os alunos do Ensino Médio enfrentam diante da necessidade de terem que escolher uma profissão que deve guiá-los por toda a vida. Ciente disso, o Centro Educacional Moriah, no Gopoúva, promove Orientação Profissional com psicólogos, para ajudar os adolescentes a enfrentarem esse período difícil de suas vidas.

Na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, os alunos participaram de dinâmicas para conhecerem melhor seus desejos e aptidões. Já na 3ª série, o foco é a escolha profissional. Os jovens têm duas aulas preparatórias, participam do teste Quati e, depois, recebem a indicação de suas características e profissões que condizem com os seus perfis pessoais.

A psicóloga Alaíde Pugliesi acompanhou os estudantes neste ano letivo e comentou que é preciso entender que cada um possui um momento para escolher o que vai fazer no futuro. “Sempre coloco muito forte a questão do autoconhecimento, que eles precisam se conhecer para não se comparar com os outros”, disse.

“A maioria dos estudantes entra no Ensino Médio sem saber o que fazer. O aluno diz, por exemplo, que está na dúvida entre Astronomia e Nutrição, que são coisas muito opostas. Com o decorrer das atividades da Orientação Profissional eles conseguem definir o que desejam”, explicou a psicóloga Mônica Martins, que atuou no projeto.

Além da escolha da profissão, as aulas contemplam também outros anseios dos jovens, como motivação, problemas emocionais, ansiedade e medo de vestibular e ENEM. “Os encontros tinham objetivo de observar os talentos e competências dos alunos”, comentou a psicóloga Luciana Ribeiro, que também integrou o projeto.

Lidando com escolhas

A estudante Lorena Lucchiari, 15 anos, está na 1ª série do Ensino Médio. Ela diz que quer fazer o curso de Cinema e Audiovisual na faculdade, mas admite que a sua família não fica animada com a escolha. “Eles ficam preocupados por ser uma área difícil”, contou. A jovem falou que as aulas com a psicóloga foram importantes para ela se conhecer melhor. “Eu sou uma pessoa com muita dificuldade de falar o que sinto. A psicóloga deu a ideia de escrever os sentimentos para me esclarecer melhor. Isso foi muito bom para mim”, comentou.

No caso de Gabriela Castelani, 16, na 2ª série do Ensino Médio, o desejo é seguir a profissão da tia, que fez Biomedicina. “Já fui visitar o laboratório em que ela trabalha e examina amostras de sangue. Todos os testes vocacionais que fiz apontam para isso. Converso muito com ela sobre a profissão. É isso que me vejo fazendo”, afirmou.

Foto: Divulgação

Fase final

A estudante Thaís Boito, 17 anos, está na última série do Ensino Médio. Escritora, ela tem dois livros publicados: “O Louco” e “Os Amantes”, que podem ser encontrados na Amazon. Em relação ao que cursar na faculdade, ela admite que está em um momento de indecisão, que pode ser Letras, Cinema ou Jornalismo. “Eu me pressiono bastante e a família também. É difícil. Você tem 17 anos e precisa pensar no próximo ano em fazer uma faculdade ou trabalhar ou as duas coisas”, reconheceu.

Thaís afirma que o teste Quati foi esclarecedor, já que apontou profissões voltadas para a área de Humanas, que ela possui aptidão. “O que estiver mais próximo ou acessível vou encaminhar melhor”, admitiu.

Outro na 3ª série do Ensino Médio é Abel Garcia, 16. O teste vocacional dele apontou habilidade para Artes, o que ele já sabia. Contudo, o adolescente está em dúvida sobre trabalhar com Cinema ou Música. No momento, ele não pensa em fazer uma graduação já no próximo ano. “Vou esperar um pouco para me direcionar melhor.”

A unidade Gopoúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O colégio possui ainda a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE