PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Empresas de ônibus de Guarulhos recebem 1,7 mil multas por irregularidades desde 2019

ônibus máscaras
Foto: Márcio Lino/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

São diversas falhas constatadas nos ônibus municipais, como atrasar mais de 20% das partidas e elevador de deficiente inoperante

As empresas de ônibus Viação Urbana Guarulhos, Viação Campo dos Ouros e Vila Galvão, associadas da Guarupass e que prestam serviço de transporte público municipal, receberam 1.783 multas por irregularidades de 2019 até janeiro de 2021. O GRU Diário teve acesso a relatório com todas as infrações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, 47 fiscais são responsáveis por verificar a condição dos ônibus e a qualidade do serviço prestado aos passageiros.

As infrações são diversas: descumprir mais de 20% dos horários de partidas, elevador de deficientes inoperante, veículo em mal estado de conservação, ônibus avariado parado há mais de 60 minutos, extintor de incêndio descarregado, campanha publicitária não autorizada pelo poder público, ar-condicionado que não funciona, letreiro inexistente, falta de limpeza externa, entre outros.

A Empresa de Ônibus Vila Galvão é a campeã de infrações, com 723 multas. A Viação Urbana Guarulhos recebeu 606, enquanto a Campo dos Ouros foi autuada 454 vezes.

No ano passado, as associadas da Guarupass receberam R$ 11 milhões a mais em subsídios da Prefeitura de Guarulhos, apesar de terem reduzido a frota entre abril e julho, no período mais tenso da pandemia do coronavírus.

Guarulhenses que quiserem apontar falhas das empresas de ônibus podem ingressar com reclamação da Ouvidoria do Município, no telefone 08000-551-715, no e-mail [email protected] ou no link.

Guarupass diz que empresas de ônibus prezam pela qualidade

Em nota, a Guarupass justificou que preza pela qualidade do serviço prestado à população de Guarulhos e “reforça o compromisso das concessionárias em reduzir falhas e melhorar de forma constante o padrão de qualidade, tanto do atendimento aos passageiros como do índice de cumprimento da operação”.

De acordo com a Guarupass, toda autuação recebe a atenção devida das empresas, “que estão comprometidas em realizar as correções necessárias”. A entidade garante que “os ônibus estão em constante manutenção, e trocas e correções preventivas e corretivas de itens e equipamentos acontecem conforme a necessidade”.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM