Apenas 8 gatos foram encontrados; no terreno havia duas vans queimadas, mas nenhuma delas é do veículo roubado
Os 70 gatos levados dentro de uma van roubada, na última quarta-feira (16), foram soltos pelos criminosos num matagal na Cidade Tiradentes, na zona leste da capital.
Os animais foram localizados na tarde de sábado (19) após uma denúncia feita por mensagem nas redes sociais ao protetor animal e responsável pelo resgate dos gatos, Esdras Andrade.
No local havia duas carcaças queimadas, mas nenhuma delas é da van roubada, de acordo com o deputado estadual, delegado Bruno Lima. “A perícia constatou que não é a van que foi roubada da equipe do Esdras”, disse em vídeo postado na rede social. Ativista da causa animal, o deputado tem acompanho o caso e participou da busca pelos gatos.
De acordo com Andrade, foram encontrados apenas oito gatos, dois deles estavam mortos. Na mata foram achadas ainda uma caixa de transporte e tapetes higiênicos que seriam usados no abrigo. Andrade acredita que os gatos foram abandonados no mesmo dia em que roubaram a van pelo estado de decomposição dos gatos.
Nesta segunda-feira (21), Andrade irá com uma equipe ao local, junto com policiais, para tentar resgatar os 62 gatos desaparecidos.
Entenda o caso
Os gatos foram resgatados pelo protetor animal Esdras Andrade e voluntários de uma ONG de São José dos Campos. Mais de cem animais viviam na casa de um acumulador, em Guarulhos.
A van com 70 gatos seguia para São José dos Campos quando foi roubada na rodovia Presidente Dutra, sentido Arujá. Dois funcionários foram feitos reféns e soltos após quase duas horas. Os criminosos levaram os gatos.